Quem Somos

O lar Nosso Ninho nasceu da sensibilidade da Sra. Abigail Machado Callera, que ao ver crianças abandonadas perambulando pelas ruas da cidade em situação de risco, carentes, negligenciadas, e portadoras de deficiências físicas e emocionais, decidiu acolhe-las em sua casa, com isso deu a elas a chance de conseguir condições melhores de vida como educação, alimentação, vestuário e abrigo.

Em 10 de janeiro de 1963 nasce o “LAR NOSSO NINHO”, abrigo especial para crianças especiais, fundado pela Sra. Abigail, tornando uma sociedade civil, de caráter filantrópico e beneficente, sem fins lucrativos, sua primeira sede era na Rua Carlos Gomes, no Bairro São José, em Araraquara.

Decorrido os anos entidade sofreu uma série de mudanças, desde sua condição física, até mesmo em termos de equipe técnica.

Em 1978, iniciou-se a construção de novo prédio, situado à Rodovia Manoel de Abreu, Km 2, Bairro Vila Velosa, em Araraquara, e em 1980, o Nosso Ninho foi definitivamente transferido da antiga sede para a atual.

Na medida em que os recursos financeiros foram permitindo, pode-se ampliar o espaço físico, construindo salas de aula, oficinas, etc., sempre com a ideia de melhorar o ambiente.

Atualmente a Entidade possui diversas atividades, atendendo crianças e adolescentes do sexo masculino, portadores de deficiências nos graus leve e moderado, sem comprometimento psiquiátrico.

A Proposta

Baseando-se no fato de que o portador de deficięncia é uma pessoa que pode evoluir cognitiva, afetiva e socialmente, na medida de suas limitaçőes, é necessário garantir um ambiente social e afetivo rico em oportunidades.

A nossa proposta de trabalho caracteriza-se pela prática institucional centrada no conhecimento da criança e do adolescente portadores de deficięncias como cidadăo, através de atividades terapęuticas que proporcionem condiçőes de reduzir os efeitos da deficięncia, expandir as potencialidades e consequentemente a reintegraçăo familiar e comunitária.

Considerando que a escola é um dos meios auxiliares para que ocorra a integraçăo social, uma vez que a mesma favoreça contatos com outras pessoas, conhecimentos e valores diferentes, a proposta deste projeto, é a de continuar lutando para que a escolarizaçăo formal aconteça nas escolas públicas, municipais e estaduais da comunidade, cabendo a entidade o acompanhamento das crianças e adolescentes em atividades de apoio psicopedagógicos.

Atualmente a entidade conta com 28 abrigados, sendo que a maior parte năo possui condiçőes de retorno ao convívio familiar, portanto visamos estabelecer uma escala progressiva de desenvolvimento para cada abrigado.

Diante do novo paradigma das açőes e atividades voltadas ŕ promoçăo humana e ao desenvolvimento social, o trabalho da entidade e equipe técnica, visará ŕ promoçăo dos assistidos e seu desenvolvimento social.

O Abrigamento

É uma modalidade de atendimento que se desenvolve de modo articulado com as demais políticas públicas, oferecendo proteçăo integral aos assistidos. Para que ocorra o abrigamento é necessário uma solicitaçăo da Diretoria Regional de Assistęncia Social e Poder Judiciário, sendo a criança ou adolescentes avaliados pela equipe técnica da Entidade, verificando se estăo dentro dos padrőes de atendimento, conforme rege o Estatuto Social da Instituiçăo. O abrigo para pequenos grupos caracteriza-se pela năo privaçăo de liberdade proporcionando assim melhores condiçőes para o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania das pessoas portadoras de deficięncia, sendo um atendimento provisório que possibilite o retorno ŕ família de origem ou a sua preparaçăo para uma Casa-Lar que é um projeto que visa ŕ independęncia, consolidaçăo da autonomia e responsabilidade de seus moradores. Atualmente a entidade conta com 27 abrigados, sendo que a maior parte năo possui condiçőes de retorno ao convívio familiar, portanto visamos estabelecer uma escala progressiva de desenvolvimento para cada abrigado. Diante do novo paradigma das açőes e atividades voltadas ŕ promoçăo humana e ao desenvolvimento social, o trabalho da entidade e equipe técnica, visa ŕ promoçăo dos assistidos e seu desenvolvimento social. Atualmente o atendimento também é prestado as PPDs com mais de 18 anos, nos graus severo e profundo e com comprometimento psiquiátrico, pois estes assistidos se encontram sem referęncia familiar, cronificados na instituiçăo, vítimas do abandono e ausęncia por um longo período, de um trabalho paralelo com os familiares, o que dificulta ainda mais o desabrigamento. Ao ser solicitado o abrigamento, a criança/adolescente portador de deficięncia, passa por um período de adaptaçăo de aproximadamente 30 a 90 dias, sendo sempre acompanhado pela equipe técnica.

Após este período, havendo ŕ adaptaçăo efetiva-se o abrigamento, sendo a criança ou o adolescente portador de deficięncia, inserido no projeto terapęutico onde a equipe técnica atuará como elemento de ligaçăo com outros níveis hierárquicos de atendimento, tais como: núcleos e/ou centros de reabilitaçăo, atividades lúdicas, escolas, cursos profissionalizantes, projetos de inserçăo no mercado de trabalho, geraçăo de emprego e renda, esporte, lazer e iniciativas culturais.

A família será estimulada a comparecer as visitas e reuniőes na entidade, onde receberăo atendimento, apoio e promoçăo pela equipe técnica, com a finalidade de se reorganizarem, minimizando as causas que levaram ao abrigamento e consequentemente a reintegraçăo familiar.

Após a reintegraçăo daremos continuidade ao trabalho, acompanhando a família em suas dificuldades diante a nova realidade.

O trabalho de maior relevância do Nosso Ninho é o fato de năo apresentar características de Instituiçăo, ou seja, procuramos proporcionar aos nossos abrigados o perfil familiar necessário ao seu reequilíbrio e reestruturaçăo interna, já que todos que nos foram enviados (via autoridade judiciária, conselho tutelar ou instituiçőes diversas), apresentavam um quadro de baixa estima, maus tratos e abandono, o que as levavam a uma inadequaçăo social e familiar, com quadros de agressividade e baixo desenvolvimento. Através da afetividade recebida, atendimentos específicos e a possibilidade de uma vida adaptada ŕ sociedade, sem ficarem restritos a um espaço institucional, apresentaram todos, sem exceçăo, um crescimento pessoal. Hoje, efetivamente, todos tęm no Nosso Ninho um lar, onde recebem AMOR, CARINHO E RESPEITO, e fazem parte de uma sociedade que os acolheu e os respeita.

Trabalhos

O Lar Nosso Ninho oferece em seus diversos trabalhos uma série de atendimentos especializados, alcançando assim, todos os objetivos propostos, quais sejam, transformar o estabelecimento em um verdadeiro lar para crianças especiais, dando-lhes carinho e atenção personalizados, a fim de que possam ser supridas todas suas necessidades, para tanto, temos como parceiros diversos profissionais que se comprometem dia a dia a fazer o melhor por nossas crianças.

  • Nossa equipe técnica acompanha diariamente todas as atividades, atendendo tanto individual como coletivamente, respeitando a necessidade de cada criança, visando alcançar maior reabilitação, habilitação, promoção humana e interação à sociedade, além destes objetivos, a equipe promove atendimento médico, hospitalar, exames laboratoriais, odontologia, etc., em parceria com faculdades, prefeituras municipais de toda região;
  • O setor social visa à reintegração familiar e comunitária, com o apoio do Poder Judiciário e dos Conselhos Tutelares regionais, realizando visitas domiciliares, acompanhamento social, estimulando os familiares a permanecerem junto de suas crianças em períodos de descanso, como férias escolares, Páscoa, Natal e Ano Novo para que não se desfaçam os imprescindíveis vínculos familiares e fortalecendo os laços afetivos, prosperando o convívio familiar e social e o bem estar biopsicossocial de cada abrigado.

Fisioterapia e Hidroterapia

Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. O setor de Fisioterapia da Entidade é composto por uma profissional, a qual desempenha carga horária de 20 horas semanais e realiza atendimentos individuais e em grupos.

Este setor atua na reabilitação dos abrigados com comprometimentos físicos e neurológicos, tendo como objetivo atividades voltadas à melhora e/ou manutenção do condicionamento físico e cardiorrespiratório, amplitude de movimento, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, equilíbrio, propriocepção, marcha e atividades para prevenir contraturas e deformidades. Proporcionando assim uma melhora na qualidade de vida dos abrigados. As atividades são desenvolvidas com recursos da sala de fisioterapia da instituição e seus respectivos aparelhos, sendo estes exercícios, alongamentos, caminhadas, atividades lúdicas, dinâmicas entre outras.

A Hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim, (aquecida e coberta) com medidas, profundidade, temperatura e ambiente externo adequado e o mais importante, com orientação de um profissional especializado. O calor da água na qual o paciente esta imerso ajuda a aliviar a dor, reduzir o espasmo muscular e induzir ao relaxamento. A medida que a dor é aliviada, o paciente é capaz de mover-se com maior conforto e desenvolver melhor as atividades, proporcionando inúmeros benefícios à saúde e bem estar físico e psicológico. O Projeto de Hidroterapia Nosso Ninho, é um sonho que vem se concretizando por meio de doações e recursos que nossa diretoria conquistou através de muito empenho, proporcionando assim, melhorias e benfeitorias à instituição e aos nossos abrigados. Portanto, a família Nosso Ninho agradece a todos nossos amigos e colaboradores.

Valores do Lar Nosso NinhoAMOR – Processo que criou a base do Lar Nosso Ninho, desejar o bem ao próximo.
SOLIDARIEDADE – Consequência do amor, ação que nos faz caminhar no sentido de proporcionar alguma coisa melhor aos menos privilegiados.
RESPEITO – Ao próximo e a Si mesmo
SERIEDADE – Em tudo que fazemos
DIGNIDADE – Honestidade quando desenvolvemos o respeito pelas diferenças.DiretoriaRelação de diretores 2012/2014:
Presidente de Honra: Abigail Machado Callera
Presidente: Alda Comito Julien
Vice-Presidente: Roberto Merussi
1ª Secretária: Rosíria Ferreira Souza de Ponte
2ª Secretária: Gizelia Merussi
1º Tesoureiro: Julio César da Silva
2º Tesoureiro: Cláudio Aparecido PradoDiretor Clinico: Dr. Valdemir Rodas
Diretor Jurídico: Dr. Antonio Carlos de Mello Franco
Diretor de Patrimônio: Marilei Ap. Ramiro Navarro MerussiConselho Fiscal:
Ricardo de Lima
Lúcia Bressan
Daniel Munhoz Garcia Perez JuniorClique aqui para baixar nosso estatuto.
Adote uma Criança

O adote uma criança é a forma que temos para angariar recursos para o Lar Nosso Ninho. Essa doaçăo poderá ser no valor de R$10,00 que poderá ser por tempo determinado ou constante, para tanto, pedimos sua contribuiçăo, quanto mais amigos (doadores) conseguirmos, mais almas solidárias estarăo vindo para somar nossos esforços em manter o Lar Nosso Ninho como patrimônio de Araraquara. Qualquer dúvida entre em contato (016) 3324.4546.

Download da Ficha Para Doaçăo

Lar Nosso Ninho

Rodovia: Manuel de Abreu – S/N – Km 2, fone: (16) 3324-4546
desenvolvido por wab.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *